Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cozinhas do Mundo: Marrocos

Conhecida como uma das mais sensuais do mundo, pois abrange sentimentos que são aguçados pela cor e pelos aromas de poucas cozinhas são capazes de conseguir.

Atualmente se trata de uma cozinha criativa e refinada graças as inúmeras experiências de vida obtidas por cozinheiros que se estabeleceram nas cidades como Fez, Meknes, Marrakesh e Rabat.

O ato de se alimentar no Marrocos é visto com tal importância, pois ao almoçar podemos sentir a melodia do prato principal visando suas características principais, sendo este servido até que todos os convidados estejam satisfeitos.

A refeição normalmente começa com várias saladas, em seguida é servido o tradicional tajine, uma expécie de guisado. Após essa entrada vem o prato principal, tradicionalmente cordeiro ou frango sempre acompanhados de algum couscous, verduras e legumes. Para finalizar a refeição eles bebem o típico chá moruno ou o de menta, ingrediente muito utilizado nessa cozinha.

No Marrocos, é normal comer-se com os três primeiros dedos da sua mão, além de usar o pão como talher.

A cozinha marroquina tem por base os costumes árabes combinadas com as influencias judias com o toque da Andaluzia, o que derivou uma cozinha rica em cores, sabores e aromas o que a torna visualmente convidativa.

Os pratos mais tradicionais do Marrocos são o CousCous, baseado na sêmola com carne e verduras, cozinhado com limão e azeitonas. Muito diferente do brasileiro tanto na preparação como na apresentação, visto que o brasileiro tem uma forma que nos remete a um bolo e o marroquino lembra um tipo de farofa, porém mais úmida.

Dos ingredientes que se usam muito na cozinha marroquina, os destaques são a menta, a azeitona, as laranjas, os limões e a pêra. Também se cultiva amêndoas, castanhas, nozes, cerejas, melões, romãs e tâmaras. A Costa Atlântica de Marrocos proporciona também alguns mariscos e a criação de cordeiro.

Nesta terra rica em alimentos de alta qualidade a ênfase está na cozinha caseira.
Para a maioria dos marroquinos a melhor cozinha é a de casa e não a encontrada nos restaurantes.

O Marrocos é um país muito tradicional, com muitas raízes no passado, mas sempre inovador e moderno.

No próximo post trarei um Menu Marroquino muito saboroso. Fiquem atentos.


شهية طيبة
Shhyh Ţybh
Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails