Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Menu Marrocos #1 - Primeiro Prato

Boa Tarde...

Seguindo com nossa série de pratos marroquinos em uma refeição chegamos ao primeiro prato. Ainda não é o prato principal, na verdade é um intermediário, aquele que vai preparar seu organismo nessa transição de um prato leve, como uma salada, para um prato mais robusto e encorpado.

E para o primeiro prato do Marrocos escolhi um tajine bem saboroso... mas espera aí.... Você deve estar se perguntando o que é um Tajine?

Vamos a uma breve explicação...

Tajine é uma técnica de praparação tradicional marroquina que resulta carne tenra, soltando-se dos ossos, com vegetais aromáticos e molho.

Além disso, é o nome da panela utilizada para tal preparação, uma panela especial feita de barro cozido e envernizado. É bem resistente quando submetida a altas temperaturas. A base pode ser levada à mesa visto que é bem ornamentada.

Explicações dadas vamos à receita:

Tajine de legumes
Tajine bi  al Khodar
Preparação: 20 minutos
Cozimento: 40 minutos
Para 4 pessoas

Você vai precisar:
2 tomates
3 abobrinhas
3 cenouras
2 nabos
1 pimentão
1 cebola
2 dentes de alho
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de cominho moído
1 colher de sopa de páprica
1 maço pequeno de salsa
1 maço pequeno de coentro
Sal
Pimenta-do-reino moída

Preparo:
Coloque para ferver uma grande quantidade de água. Mergulhe os tomates durante 15 segundos, depois os passe em água fria, retire-lhes a pele e as sementes; corte-os em quatro em cima de uma peneira, colocada sobre uma saladeira, a fim de recuperar o suco. Deixe-os escorrer na peneira.
Descasque os dentes de alho; pique-os após retirar-lhes o germe. Lave, seque e pique a salsa e o coentro. Misture o azeite, o alho, o cominho, a páprica e a metade das ervas. Tempere com sal e pimenta. Adicione o suco dos tomates. Reserve esse molho.
Descasque e corte a cebola. Raspe e lave as cenouras e os nabos. Retire o pendúnculo e as sementes do pimentão. Lave as abobrinhas. Corte todos os legumes em pedaços grandes.
Coloque todos os legumes em uma panela. Misture o restante da salsa e do coentro, depois regue com o molho. Deixe cozinhar com a panela tampada em fogo brando por volta de 40 minutos. Quando os legumes estiverem cozidos, deixe reduzir o molho se necessário.

Pessoal, quero agradeçer pela visita e pedir para que comentem isso só ajuda o blog a crescer.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails