Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Notas Rápidas: Para Sempre Brigadeiro

Até hoje não se sabe ao certo a sua origem. Algumas evidências indicam que ele nasceu em São Paulo, na década de 20 ou 30.



Mas a mais aceita é esta:


"Era época de eleições presidenciais e um dos candidatos era o Brigadeiro Eduardo Gomes, que fez grande sucesso entre as mulheres com o slogan 'vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro'.


Sendo assim, um grupo de moças, pretendendo apoiar sua candidatura, organizou eventos; e em um destes, foi criado um doce à base de leite condensado, chocolate e manteiga, batizado de brigadeiro, em homenagem ao candidato."


A partir daí, o brigadeiro teve grande difusão pelo Brasil, se tornando uma das jóias da cozinha brasileira, e atualmente tem sido muito apreciado internacionalmente.


Apesar de ser um docinho fácil de preparar, até a criançada ajuda no preparo, ele requer uma certa prática para saber o ponto certo. Quando você deixa passar do ponto, parece um puxa-puxa, que gruda nos dentes, o contrário deixa o bolinho macio demais. Se você usar o fogo muito alto, cuidado, o movimento deve ser uniforme e rápido. Para saber se está pronto, é só observar quando ele já solta da panela ou mesmo começa a aparecer aquelas bolinhas crocantes.


A receita tradicional é a predileta, mas há também as suas variações. Em algumas casas você encontra sabores como gengibre e até wasabi. A chef Carole Crema usa ovomaltine, nutella, rum ou café.



 Segue a receita tradicional para 30 porções:



Você vai precisar de:


1 colher (sopa) de manteiga
2 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de chocolate granulado
4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de Preparo:


Em uma panela junte o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Misture bem até ficar homogêneo. Leve ao fogo brando mexendo sempre. Quando a massa começar a se desprender do fundo da panela passe a massa para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Unte as mãos com manteiga e enrole os brigadeiros, passando-os no granulado. Coloque em forminhas de papel.


Dica: Utilize uma panela de fundo grosso.

Até a próxima
Related Posts with Thumbnails