Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Arriba, Abajo, al Centro e Adentro!

Olá Pessoas... Fim de Semana chegando... e post bem interessante sobre uma bebida fantástica.

Essa aguardente de origem mexicana, mais precisamente da cidade de Tequila no estado de Jalisco, é consumida em bares do mundo inteiro.

A Tequila é produzida a partir do Agave Azul, que nada mais é do que uma espécie de babosa (e não um cacto como muita gente acredita). Muito parecido com o abacaxi, o Agave possui um miolo (esse miolo leva o nome de piña) que é extraído e pode atingir até 150 Kg por ramo.
O consumo da piña crua não é indicado, pois trata-se de uma planta venenosa, porém com forte concentração de açúcar o que possibilida a destilação para produção da aguardente.
A fabricação de teqila é controlada pelo Consejo Regulador del Tequila. A entidade define como tequila os destilados feitos com pelo menos 60% de Agave Azul.

O processo de fabricação da Tequila começa com o cozimento das piñas em fornos de pedra (entre 24 e 36 horas) ou em autoclaves (entre 8 e 14 horas).

As fibras amolecidas são resfriadas por cerca de 2 horas e trituradas para extrair o suco.

Inicia-se a fermentação do suco usando leveduras selvagens provenientes das folhas do Agave.

O suco atinge a graduação alcoólica de aproximadamente 7%. Essa mistura é destilada duas vezes para atingir a graduação alcoólica desejada.

No final desse processo a tequila pode ser:
  • Mista: preprada com no minimo 51% de Agave Azul. Uma bebida menos nobre.
  • Puro Agave: preparada somente com Agave Azul, destilada e engarrafada somente no México.
Segundo a Norma Oficial Mexicana são 4 os principais tipos de tequila:

  • Blanco: é obtido após a segunda destilação. É a de sabor mais puro e tem coloração branca como água.
  • Oro: é a tequila blanco com adição de corantes, como o caramelo. Muito utilizada no preparo de coquetéis.
  • Reposado: após a conservação da tequila blanco por aproximadamente dois meses em barris de madeira, tem a coloração levemente escurescida. De sabor ligeiramente mais suave, é a mais consumida.
  • Añejo: é a tequila que passa aproximadamente um ano no mesmo barril. É a mais escura de todas e tem o sabor de madeira mais marcante. É indicada para os iniciantes no mundo da tequila.

As marcas de tequila mais conhecidas são:
  • José Cuervo
  • Herradura
  • Sauza
Para beber a tequila existem inúmeras técnicas, que na minha opinião, dão todo o charme de se beber tequila.

A mais radical que conheço é porradita. Onde a cobaia o apreciador fica em uma cadeira giratória e vira um shot de tequila de uma só vez. Imediatamente a cadeira deve ser girada a toda velocidade. Se sobreviver a sensação de ver o mundo girar é um tanto curiosa.

Mas é claro que existem meios mais saudáveis de se apreciá-la. Por exemplo, morder uma fatia de limão com sal e virar a tequila em um só gole.

Para quem gosta de apreciar os aromas pode simplesmente tapar a boca do copo agitá-lo e bebê-lo. A manobra libera todos os aromas do Agave Azul.

Tenham um ótimo final de semana, e lembre-se se for beber não dirija e aprecie com moderação, afinal os próximos finais de semana só dependem de vocês.

Até mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails