Pesquisar este blog

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Cozinhas do Mundo: Índia

Olá Pessoas...

Depois de muito tempo chega a segunda edição de Cozinhas do Mundo, que começou com o Marrocos, agora poderemos conhecer um pouco mais sobre a Índia, um país tão exótico quanto o da edição anterior.

Vamos lá?

Influênciada por diversos países que por lá passaram, a cozinha da Índia tornou-se mundialmente conhecida e diversificada. Ao chegaram a esse país, trouxeram consigo novas culturas, plantas, frutos, sementes, além de introduzirem novos ideais e religiões. Como sabemos esses fatores influenciam e muito o desenvolvimento gastronômico de uma região.

Principalmente a culinária indiana costuma ser associada à religião, pois existem muitos rituais ligados às refeições feitas pelas famílias do local. Só para dar um exemplo no hinduísmo, o ato de cozinhar é feito como um ritual e antes de ser consumido, o alimento é oferecido em oração aos deuses, geralmente em um altar doméstico, com devoção e amor.

O ato de comer é repleto de significado. Existe o costume de comer com a mão, mas apenas com a mão direita. Pois, segundo a medicina Ayurvédica, a digestão dos alimentos não começa na boca em contato com as enzimas presentes na saliva, como no ocidente, mas sim quando as pontas dos dedos o tocam para que a energia presente nos alimentos seja absorvida.

Isso porque a culinária indiana segue a ideologia em que cada ato na vida, inclusive o ato de comer, deve ser um processo consciente, levando a integração do ser como um todo. Por isso, a gastronomia indiana é rica em relação a sabores e cores.

Apesar de toda essa diversidade, a cozinha indiana também sofre influência do meio ambiente e suas transformações, porém podemos traçar um perfil da dieta básica do povo, a refeição é sempre constituída de cereais - tais como arroz, trigo, milho, cevada,  legumes secos, como o dhal (uma espécie de sopa feita de lentilhas e feijões de diversas cores), além de outros legumes, picles e chutneys, e as imprescindíveis especiarias. A eles se juntam, dependendo da cultura e da região, pratos com peixe, carneiro, galinha e, sempre, iogurte e queijo de coalho fresco.

Na Índia, cultiva-se todo tipo de malaguetas, de tamanhos, cores e sabores diferentes, que vão desde a malagueta dhane , de sabor ácido, própria de Mizoram e de algumas zonas de Manipur, até a muito picante Sangli sanam, da zona de Maharashta, passando por variedades da Caxemira, como a Madras pari. E todos os alimentos sempre bem temperados com especiarias, que agem sobre o sabor, mas também têm funções medicinais conhecidas há bastante tempo.

Textos datados de três mil anos atrás reconhecem seus valores terapêuticos, especificando preventivo e curativo de doenças, e catalogando suas propriedades medicinais que suavizam, esfriam ou aquecem o organismo. Dependendo do tipo de tratamento, elas requerem diferentes técnicas de manipulação: tostadas, cruas ou inteiras, socadas ou moídas.

No norte, os pratos mais populares são o Tandoori – frango, carne ou peixe temperados com ervas aromáticas e assados em forno de barro – e os Kebabs.

Ao sul, o destaque fica com o chutney de coco, o sambhar com idli ou o masala dosa – pratos feitos com arroz fermentado e lentilhas. Há ainda pratos como o vadasambar, o baiji, o raita – iogurte com pepinos e ingredientes importantes da cozinha sulista.

Na costa oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos. Em Mumbai, as especialidades são o peixe conhecido como Bombloe (frito ou com curry) e o pomfret (salmão indiano) são algumas das muitas especialidades da região.

Os doces seguem a mesma linha do exotismo. O Kulfi é um sorvete típico indiano e pode ser saboreado em toda a Índia. Rasgullas são bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas. Gullan Jamuns é uma farinha de leite com xarope doce e Jalebi são lentilhas fritas banhadas em caramelo.

O chäi é a bebida preferida dos indianos e as suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, prepara-se com açúcar e leite. O café é muito popular no sul. Há bebidas refrescantes como o nimbu pani (refresco de limão), o lassi (creme de leite granizado) e a água de coco bebida diretamente do fruto. A cerveja e a genebra indianas são comparáveis às melhores do mundo e o melhor, não são caras.

Hoje a culinária indiana é considerada a terceira mais popular do mundo, pois o exótico paladar indiano trouxe à culinária ocidental a descoberta de novos sabores.

Seria impossível terminar de falar em cozinha indiana sem uma referência ao varak, lâminas de ouro ou prata muito finas que a cozinha indiana adiciona em determinados pratos, como condimento de luxo, em homenagem ao convidado.

Nos próximos posts o Menu exótico da Índia... não percam.

बोन एपीटिट
Bōna ēpīṭiṭa
Bom Apetite

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails