Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Menu Índia #1 - Primeiro Prato

Olá Pessoas!!!!

Hoje mais um dos pratos da nossa série Cozinhas do Mundo Índia. Por incrível que pareça essa receita é uma das mais próximas do nosso cotidiano, por assim dizer. De fácil preparo e sabor extremamente indiano o Arroz Pilaf com Cebolas é uma receita das mais básicas dessa culinária tão exótica.

Você vai precisar:
 
400g de arroz basmati (caso não encontre pode ser usado o arroz que usamos no dia-a-dia)

3 cebolas roxas

1 pedaço de gengibre de aproximadamente 5 cm

3 colheres de sopa de ghee (ou de manteiga derretida)

200 ml de leite de coco

8 fios de açafrão

1 colher de café de sementes de cominho (ou 1/2 colher de café de cominho em pó)

1 colher de café de sementes de mostarda (ou 2 colheres de café de mostarda em pó)

1 pitada de cúrcuma

2 folhas de louro

2 cravos da índia

sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Coloque o arroz em um escorredor e lave em água corrente. Descasque o gengibre; raspe-o em pedaços finos. Descasque e pique uma cebola roxa.

Aqueça duas colheres de sopa de ghee em uma frigideira funda em seguida acrescente o gengibre, a cebola picada, as sementes de cominho e mostarda. Refogue em fogo médio por 1 minuto: as sementes de mostarda irão estourar.

Acrescente o arroz, misture bem ainda no fogo durante um minuto; acrescente o leite de coco e 800 ml de água. Misture bem. Acrescente o curcuma, as folhas de louro e os cravos da índia.

Faça uma infusão dos fios de açafrão com duas colheres de água morna. Acrescente-a na frigideira funda. Coloque sal e pimenta do reino. Tampe e deixe cozinhar em fervura baixa por 20 minutos.

Enquanto isso descasque as outras duas cebolas roxas e corte-as em rodelas finas. Aqueça uma colher de sopa de ghee numa frigideira e doure as cebolas, mexendo-as constantemente: elas devem dourar até ficarem crocantes!!!

No fim do cozimento do arroz pilaf verifique se ainda há água; caso contrário acrescente um pouco para que o arroz não grude. Sirva em um prato fundo e espalhe as cebolas fritas.

Espero vocês no próximo post... até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails