Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de março de 2011

Como faz?! (Miojo) - #3 Lazanha de Miojo by Lia

Boa Noite Pessoas

Hoje é quarta houve um pequeno atraso em relação ao post sobre miojo que estava a cargo da Lia do Porquinha Online. Em suas palavras:

Desculpem a demora na postagem, eu estava sem pc em ksa e realmente sinto muito por fazê-los esperarem!! Havia pensado em fazer um artigo visualmente mais simples, cheio de fluxogramas e etc, mas como estamos um pouco sem tempo fica para uma próxima oportunidade!!


Ela sempre fez questão de deixar claro que odeia como as receitas são escritas e como ela tecerei comentários a casa passo do post dela, que pode ser conferido aqui: http://porquinhaonline.blogspot.com/2011/03/como-faz-miojo-3-lazanha-de-miojo.html
 
Eis a receita:

"Lazanha de Miojo!!

Ingredientes:

3 pacotes de miojo (desculpa, mas qual o sabor, vivemos em um mundo em que existem mais sabores de miojo do que seremos capazes de experimentar)
2 latas de molho de tomate
100 gramas de presunto 
100 gramas de mussarela
Queijo ralado 

Modo de Fazer

Aqueça  o molho de tomate com duas pitadas de sal e água. Aproveite   a lata do molho de tomate para tirar como medida da quantidade de água.


Separe as placas do miojo. Coloque-as numa assadeira preenchendo todo o espaço e jogue um pouco do molho por cima. Faça uma camada colocando mussarela e logo em seguida uma de presunto.


Aí é só você ir intercalando , camadas de placas de miojo com camadas do recheio.


 Jogue o queijo ralado por cima e leve ao forno pro aproximadamente 20 minutos.


Dicas: Acrescente o creme de leite ao molho de tomate já fervido. Não coloque antes senão talha...dá um toque especial.


No hora de colocar o recheio coloque primeiro o presunto e depois o queijo.


Coloque um pouco de queijo ralado ante de levar ao forno para gratinar.


Pode  até acrescentar  um recheio como bolonhesa, carne moída, ou frango, em uma das camadas."


Deixarei beeeeeem claro que peguei a receita da internet, em algum site que não me lembro no momento (sorry ao autor) e essa forma de descrição deixa MUITO a desejar.
- Site duvidoso de onde tirou essa receita;


- Não peça desculpas ao autor, a receita está extremamente má escrita, na verdade você fez um favor a ele em não divulgar seu nome.

Para o bom andamento de qualquer atividade é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO a descrição de um cenário, o que não ocorre o texto acima, tenho que deduzir (por ser uma receita consigo fazer isso) que devo prepará-la em uma cozinha onde tenha todos os utensílhos necessário para o mesmo. 
Eu já te falei Lia que se você vai COZINHAR algo você precisa de uma COZINHA e obviamente de utensílios para isso. 

o que me deixa mais pasma é a forma que quantificaram o "molho de tomate" e o queijo ralado, então falaremos isoladamente de cada um:
** Molho de tomate: Olhando dessa forma posso chegar a conclusão que só existe um tipo de molho de tomate no mundo e só uma quantidade dentro do mesmo. Não existem marcas diferentes e tamanhos diferentes, e com essa simples forma de expressar o ingrediente fica incrielmente difícil de saber quanto exatamente de molho de tomate eu preciso.
Essa forma de medir as coisas não é de todo errado, para a gastronomia é, mas para a culinária não. Outra coisa as LATAS de molho de tomate seguem mais ou menos o mesmo padrão com uma pequena variação que nãofaria com que a receita saísse errada.

** Queijo Ralado: Eu preciso dizer algo a respeito disso?! Como assim queijo ralado?! Que tipo de queijo?! Quanto desse queijo?! Onde eu consigo encontrar esse queijo?! Esse eu realmente fiquei pasma!!!
Leia por queijo ralado, queijo PARMESÃO ralado, o único queijo que fica bom quando ralado, portanto usado segundo sua vontade, aí varia de quanto você gosta de queijo e quanto essa quantidade não vai prejudicar o SEU paladar.

Analisando o modo de preparo nos deparamos com o "Aqueça o molho de tomate com duas pitadas de sal e água". Onde na descrição de ingredientes pediram sal e água?! Desde quando pitada é medida?! Já que só agora me disseram que eu ia precisar de água poderiam pelo menos me dizer a quantidade de água, já que não posso confiar na medida da lata/saquinho de molho de tomate!!
Sim erraram em não pedir sal, mas água?! Se você não tiver água na sua casa pode abrir seu miojo colocar o tempero e comer assim mesmo. Pitada não é medida padrão, mas entenda que isso significa para você colocar o quanto achar necessário, pois sal serve para realçar sabores, mas cuidado. Já que você não confia na medida da lata eu digo para você usar 700ml de água deve bastar.
Nessas sequências de informações temos uma conflitante: Diz primeiramente para colocar o queijo depois o presunto, e embaixo como dica diz para colocar primeiro o presunto depois o queijo. Em quem eu acredito?! Qual está correto?!
Ninguém, essa receita está escrita totalmente errada.

Uma informação que acredito que seja pertinente é qual o tamanho da forma que tenho que usar para isso? Afinal tem uma quantidade certa de placas de miojo para colocar que pode ou sobrar ou faltar...
Aí sim você está certa, visto a grande variedade de formas que existem.

Outra gafe: Dicas poderiam entrar em outras receitas, afinal o mode de preparo muda de um tipo de receita para outra. Se eu fizer uma lazanha de frango por exemplo preciso de ingredientes completamente diferentes!!
Plim Plim Certa de novo... minha menina está crescendo Ç__Ç

Poderia ficar muito mais tempo aqui dizendo as coisas que não gosto em uma receita, porém acredito que pelo pouco que descrevi podem perceber o quanto é falha a receita!
Fato: a receita é sim falha. Porém quero que você ao longo dessa nossa parceria vá vencendo seus preconceitos, assim como eu farei com seus ideais.

A receita em si deve ser bom.

Bem é isso meus queridos, obrigado a todos. Obrigado em especial a Lia. Apesar de brigarmos eu gosto dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails